quinta-feira, julho 10, 2003

O Regresso da Clubite Aguda!

À medida que se aproxima o mês de Agosto e depois de umas semanas de descanso dos meus ouvidos a propósito das polémicas do futebol (se o penaltie foi bem ou mal marcado, se havia ou não fora de jogo, se a equipa mereceu ou não ganhar) começa-se já a presentir um crescente engarrafamento futebolesco nos nossos serviços noticiosos. Foi o caso de hoje, no principal noticiário da SIC: o jornal da noite abriu com três notícias relativas ao futebol, uma das quais, imagine-se, por causa de uma braçadeira de capitão de equipa.
Nos cafés, o sossego de quem quer ler um jornal ou passar os olhos por um livro também já começa a ser raro: ainda hoje, depois de almoço entrei num café da vila onde trabalho e numa mesa a um canto, lá estavam três criaturas que pareciam estar numa competição para ver qual deles conseguia falar num tom de voz mais elevado acerca do futebol. Deu para me aperceber, sem querer, tal era o ruído, que um era do Sporting e dois do Benfica e falavam sobre a tal questão da braçadeira de capitão do Benfica (se deveria ser o Hélder ou o Simão Sabrosa a ostentar tal pedaço de tecido!). Só faltava solicitar um referendo nacional!
Enfim, certamente que os nossos governantes devem estar à espera que o campeonato começe para se deixar de falar na crise portuguesa e se iniciarem, novamente, as discussões em torno do futebol português. Lá teremos nós de preparar as baterias para aguentar as polémicas em torno do Pinto da Costa, do Filipe Vieira, do Valentim Loureiro, etc. quando tantos assuntos mais importantes deveriam estar nas prioridades dos portugueses. Mas, certamente que, quando os cientistas descobrirem a genética do típico português (homem machão e bom apreciador de mulheres e vinho) lá encontrarão a justificação para esta situação: o gene da clubite aguda!

Sem comentários: