quinta-feira, julho 03, 2003

Cuidado com elas!!!

Num recente estudo publicado pela OCDE, fica-se a saber que em 17 dos 30 países da OCDE (Portugal incluído) as mulheres já ultrapassam o número de homens a frequentar as universidades. Se, por um lado, esta constatação é positiva, pois revela o desenvolvimento crescente dos países da OCDE em termos de igualdade de oportunidades e de sucesso, por outro lado, é algo preocupante, pois deixa-nos a dúvida da real importância da maternidade para muitas das mulheres.
Não quero dizer com isto que uma das principais condições da maternidade é ter poucos estudos! Longe de mim tal ideia. Apenas me pergunto como é possível, nos dias de hoje, compatibilizar o direito e dever da maternidade com o sucesso profissional, que implica casamentos mais tardios e, muitas vezes, a opção pelo absentismo.
Em Portugal, a situação assemelha-se à dos países mais desenvolvidos. Caso esta evolução continue, arriscamo-nos a agudizar o nosso problema da reduzida taxa de natalidade, pois, todos sabemos que, há medida que as mulheres se "apoderam" dos cargos mais importantes aos níveis económico e político, o tempo dis ponível para os filhos diminui.
Não penso ter uma visão machista acerca deste assunto. Apenas dou conta de uma realidade dos nossos tempos: a femenização crescente da economia e da politica e a, consequentemente, diminuição da natalidade!
A solução passa, não por cortar o acesso das mulheres ao ensino superior, mas sim, penso eu, por criar condições que permitam o acesso a uma maternidade responsável, válida e consciente, complementada pela possibilidade de ter uma vida profissional de sucesso. Tal solução não é fácil de por em prática, mas, as mulheres têm de ter a consciência que o direito à emancipação não deve colidir com o direito à maternidade, que só elas detêm.
Penso em, mais tarde, voltar a este assunto.

Sem comentários: